Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae
 Leach, 1820
Espécie: A. purpurea

Nome Científico

Ardea purpurea
Linnaeus, 1766

Nome em Inglês

Purple Heron


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Garça-roxa

A garça-roxa é uma ave ciconiiforme da família Ardeidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) ardea = garça; e do (latim) purpureus, purpurea, purpur = da cor púrpura, púrpura. ⇒ Garça púrpura. “Héron pourpré” e “Crabier marron” de Brisson (1760) (Ardea).

Características

: 70 a 90 cm; macho pesando 617-1218 g e fêmea 525-1135 g; envergadura 120–150 cm. Coroa preta com 2 plumas lanceoladas de até 15 cm, indo posteriormente dos lados da cabeça até o pescoço; face e laterais do pescoço castanho-alaranjado, com uma faixa preta infraocular do bico aos ouvidos e outra descendo verticalmente pelas laterais do pescoço; garganta e pescoço anterior branco com manhas pretas; partes superiores e coberteiras superiores das asas cinza-ardózia, com tons castanhos, com plumas lanceoladas marrons e cinzentas no manto; escapulares avermelhadas e rêmiges pretas. Peito castanho riscado de preto, com plumas lanceoladas cinzentas; barriga preta e calções castanhos. Bico longo amarelo-alaranjado, com alto da maxila escuro; íris amarelas; pernas e pés marrons na frente, atrás amarelos, mas todas as partes nuas ficam alaranjadas a vermelhas durante a época de reprodução. Os sexos são semelhantes, mas o macho é maior, mais pesado e mais escuro que a fêmea, geralmente tendendo a cinza-ardósia, enquanto a fêmea é tipicamente cinza-oliva. O imaturo tem coloração mais pálida, sem riscas no pescoço e sem as plumas alongadas da coroa. As subespécies diferem principalmente pela extensão das listras pretas no pescoço:

Subespécies

Possui quatro subespécies:

Alimentação

Seu alimento principal é o peixe, mas come também anfíbios, cobras, lagartos, pequenos mamíferos, pássaros, insetos aquáticos, crustáceos, moluscos, etc.

Reprodução

A espécie se reproduz na Eurásia e na África, em colônias, que podem estar associadas com outras espécies de aves. As aves da Europa e da China do norte, migram para a África e a Ásia do Sul. A época da reprodução varia de acordo com o local de migração, por exemplo, podendo ir de janeiro a abril na África, de agosto a março em Cabo Verde, de junho a dezembro em Madagascar, no norte da Índia de junho a outubro e no sul da Ásia de novembro a março. O ninho é construído com hastes vegetais e gravetos e colocados sobre plantas aquáticas, arbustos e árvores, próximo a água. Põe de 2 a 8 ovos verde-azulados claros, com um período de incubação de 25 a 30 dias. Os ovos eclodem de maneira assíncrona e os filhotes mais novos geralmente não sobrevivem, devido à rivalidade entre irmãos. A incubação e os cuidados com os filhotes são feitos por ambos os pais. Os filhotes são predados por lontras, outros pássaros, lagartos monitores, etc.

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Visitante inesperado da Europa, registrado em junho de 1986 em Fernando Noronha ao lado da garça-vaqueira(Bulbucus ibis) e da garça-caranguejeira(Ardeola ralloides). Sua ocorrência no Novo Mundo é considerada inusitada.

Referências

Galeria de Fotos